11 julho 2010

Gracias


...........................................................................................Mercedes Sosa

Agradeço à Vida
Violeta Parra
[tradução livre]

Agradeço à Vida que me tem dado tanto.
Me deu dois olhos que, quando os abro,
perfeito distingo o preto do branco,
e no alto céu seu fundo estrelado
e nas multidões o homem que amo.

[Agradeço à Vida que me tem dado tanto.
Me deu os ouvidos que, em sua amplitude,
ouvem noite e dia grilos e canários;
martelos, turbinas, latidos, chuviscos
e a voz tão terna do meu bem amado.]

Agradeço à Vida que me tem dado tanto.
Me deu a voz e o abecedário,
com ele as palavras que penso e declaro:
mãe, amigo, irmão e luz iluminando
a rota da alma dele que estou amando.

Agradeço à Vida que me tem dado tanto.
Me deu a marcha dos meus pés cansados;
com eles andei cidades e charcos,
praias e desertos, montanhas e planícies,
e por tua casa, tua rua e teu pátio.

Agradeço à Vida que me tem dado tanto.
Me deu o coração que agita meu corpo
quando vejo o fruto do cérebro humano;
quando vejo o bom tão longe do mau,
quando vejo o fundo dos teus olhos claros.

Agradeço à Vida que me tem dado tanto.
Me deu o sorriso e me deu o pranto.
Assim eu distingo o alegre do triste,
os dois materiais que formam meu canto,
e o canto que é vosso, que é o mesmo canto
e o canto de todos, que é o meu próprio canto.

Agradeço à Vida.
.
.
.

Nenhum comentário: